
Semana Paulistana do Curta-Metragem 2022
A Prefeitura do Município de São Paulo, por intermédio do Centro Cultural da Cidade de São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura apresenta a Semana Paulistana do Curta-metragem 2022, o festival de curtas-metragens do Centro Cultural São Paulo, que ocorre entre os dias 25 de Novembro a 09 de Dezembro 2022, na plataforma online CCSPLAY. A Semana Paulistana do Curta-metragem seleciona os melhores curtas-metragem a nível nacional para a exibição e a premiação nos canais do Centro Cultural São Paulo e Secretaria de Cultura, premiando, através de um Júri de Premiação composto por profissionais da àrea, um total de 4 curtas-metragens.
Os membros da comissão de seleção avaliaram mais de 500 curtas-metragens inscritos este ano, e 28 filmes foram selecionados para a edição 2022 do nosso festival de cinema, que você confere aqui!

4 bilhões de infinitos
de Marco Antonio Pereira
2021, 15 min, digital
Elenco: Ana Julia Gomes, Adalberto Gomes
Sinopse: Uma família vive com a energia de casa cortada. Enquanto a mãe trabalha, seus filhos ficam em casa e conversam sobre ter esperança.
Embed: ainda nao conseguimos subir esse filme que acabou a cota de upload, vamos subir no próprio dia 25

Abscesso
de Bianca Iatallese
2022, 16 min,
Elenco: Antonio Valdevino. Marina Esteves. Jefferson Matias, Camila Cezar, Dalma Régia, Beatrice Davantel, Monge Tenzin Jampa
Sinopse: O curta metragem conta a história de João, um jovem da comunidade Heliópolis (maior favela de São Paulo) que denuncia em forma de poesia slam, as mazelas de seu dia a dia durante a pandemia como trabalhador de uma classe constantemente marginalizada: os coletores de lixo.

Adelaide, aqui não há segunda vez para o erro
de Anna Zêpa
2021, 20 min, digital
Elenco: Severino Ramos, Edrisi Fernandes, Silvia Benigno, Solange Rodrigues, Wladyr Nader, Marcelino Freire, Maria Roseli Ferreira, Luiz Alves Júnior
Sinopse: Quem foi Adelaide Carraro? Por que me desvendar é uma tarefa árdua? Tive mais de 5 milhões de livros vendidos? Uma das mais lidas no Brasil entre os anos 60 e 70? Perseguida, acusada de sensacionalista, pornográfica e autora de uma subliteratura? Onde estão meus rastros?

Ambulantes
de Emerson Eduardo Silva, Gabriela Nassar, Gustavo Sibem e Henrique Grise
2021, P&B, 3 min, digital
Sinopse: Um dia na rua mais movimentada da América Latina.

Ana Rúbia
de Diego Baraldi e Íris Alves Lacerda
2021, P&B, 3 min, digital
Sinopse: Um dia na rua mais movimentada da América Latina.

Andrômeda
de Lucas Gesser
2022, 14 min, digital
Elenco: Bruna Martini, Gabriela Correa, Dinna Lourrany
Sinopse: A jovem Júlia se encontra em um momento de apatia emocional após o fim de um relacionamento. Certa noite, após receber uma notícia inesperada, ela resolve atravessar a cidade em busca de uma antiga mesa de pinball chamada “Andrômeda”, à qual tem atreladas muitas lembranças.

Antes do Amanhã
de André Guerreiro Lopes e Djin Sganzerla
2022, 25 min, digital
Elenco: Djin Sganzerla, André Guerreiro Lopes, Helena Ignez, Luna Sganzerla Lopes
Sinopse: “É sempre escuro aqui. Não amanhece no interior das mães”. Estranhamente refletindo sobre sua própria existência, uma bebê traz à tona memórias do que não viveu, questionando o presente e futuro da humanidade.

A Viagem Sem Fim
de Priscyla Bettim e Renato Coelho
2021, P&B, 10 min, digital
Sinopse: Oceano Atlântico, Ano 1500. Durante a viagem das naus comandadas por Pedro Álvares Cabral estranhos acontecimentos fazem com que a tripulação se perca no espaço e no tempo sem nunca chegar ao Brasil. “A Viagem Sem Fim” é uma remontagem do clássico “O Descobrimento do Brasil” (1937), dirigido por Humberto Mauro.

Benzedeira
de San Marcelo e Pedro Olaia
2021, 15 min, digital
Elenco: Manoel Amorim, Maria do Bairro
O curta imerge no universo da benzedeira Maria do Bairro que escolheu o silêncio para dividir a sabedoria que lhe foi confiada. Esta ciência da natureza se esconde ao longe em uma ilha na comunidade do Tamatateua, interior do município de Bragança. Manoel Amorim, conhecido como Maria do Bairro, a bicha preta conhecedora de ervas e benzedeira, se dedica à cura do corpo e da alma de quem a procura. O saber que a habita não vem do achismo, mas sim da vivência e resistência direta com a natureza, seus espíritos e filosofia.

Busqueda
de Rodrigo Sousa & Sousa
2022, 7 min, super 8
Elenco: Rodrigo Sousa & Sousa e Otávio Hilário dos Santos
Sinopse: Busca é um breve ensaio sobre a árvore genealógica de Rodrigo Sousa & Sousa e Família.

Cabiluda
de aColleto e Dera Santos
2022, 20 min, digital
Elenco: Nilo Pedrosa, Fabi Santos, Gabriela Araújo, Leonardo Leitão, Flávio Moraes, Thiago Rodrigues, Duda Menezes
Sinopse: Dimitri está vivendo o começo de um romance quando as coisas começam a fugir de seu controle. A sensação de que algo está lhe perseguindo só faz crescer, mas a vontade de viver aquele romance é maior. Nunca antes os pêlos femininos foram tão aterrorizantes.

Cantareira
de Rodrigo Ribeyro
2021, 24 min, digital
Elenco: Emiliano Favacho, Almir Guilhermino, Gelson dos Santos, Guilherme Dourado, Margot Varella
Sinopse: Bento, trabalhador e morador do centro de São Paulo, volta ao lugar em que cresceu: a casa do avô na Serra da Cantareira. Lá, busca não somente a paz, mas também um emprego.

Capim-Navalha
de Michel Queiroz
2021, 17 min, digital
Sinopse: Capim-Navalha é sobre pessoas transvestigêneres que vivem, habitam e ‘re-existem’ na Chapada dos Veadeiros, no interior de Goiás. Temos como protagonistas Gustavo e Gaé, homens trans que abrem sua vida e pele aos olhos da câmera.

Construção
de Leonardo da Rosa
2021, 16 min,
Elenco: Andréia Gomes, Augusto Gomes, Gustavo Gomes e Bruno Gomes
Sinopse: Após ser despejada de sua casa Andréia volta anos depois para a comunidade da Getúlio Vargas com seus filhos Augusto, Gustavo e Bruno. Com a ajuda deles ela inicia a construção de sua casa própria.

Dádiva
de Evelyn Santos
2021, 6 min, super 8
Elenco: Maitê Ortega, Ingrid Niara, Vera Lucia, Daniel dos Santos, Nike e Michele
Dádiva, ato ou efeitos de dar espontaneamente algo de muito valor a alguém. Um presente Imerecido. O olhar e leveza de uma criança em tempos de Isolamento.

Deus Não Deixa
de Marçal Vianna
2022, 20 min, digital
Elenco: Luis Miguel Bispo, Lucas Fialho, Leandro Araújo, Mixcilany Bispo e Rosemary Félix
Sinopse: Anos atrás, Miguel deixou de se apresentar como Mika Sapequinha: cortou os cabelos, largou as saias e criou uma nova versão para si. Frequentador da Igreja Evangélica, hoje enfrenta uma turbulenta jornada de autoconhecimento.

Fôlego Vivo
de Juma Jandaíra
2021, 25 min, digital
Elenco: Ana Débora Alvelino de Souza, Ana Alvelino de Souza, Celiane Alves, Cícera Paloma Cariri da Silva, Eliane Duarte Júlio, Emylli Jasmim, Francisca Eliane Cariri, Joedson Nascimento, Juma Jandaíra, Maria Clara, Maria Eduarda, Nilza Cariri da Silva, Raniele Cardoso, Rosa Cariri, Suelen Doroth Cavalcante Sobral, Vanda Batista Cariri, Vânia Cariri, Vítor Cariri da Silva, Vitória Fidelis de Paulo
Sinopse: Uma comunidade indígena do povo kariri, situada na Chapada do Araripe (zona rural do Crato/CE), reflete acerca da água: o mito indígena de recriação do mundo junto com as águas contra o mito desenvolvimentista capitalista de controle das águas e das corpas humanas e não-humanas que habitam o Rio São Francisco (Opará).

Goyania - outubro ou nada
de Uliana Duarte
2022, 29 min, digital
Sinopse: goyania – outubro ou nada é um filme-ensaio epistolar feminino construído a partir de sons e imagens de arquivos de épocas e autorias diversas e imagens filmadas pela realizadora em super 8 nos anos de 2009 e 2019, uma carta endereçada à sua cidade de origem. Usando o método do collage, o filme ensaia uma reconstrução da história e da imagem da cidade, revisitando fatos históricos, lembranças pessoais e explodindo o monumento situado no cruzamento das avenidas Goiás e Anhanguera e erguido em homenagem ao bandeirante sanguinário que exterminou os povos originários da região.

Luta Pela Terra
de Camilla Shinoda e Tiago de Aragão
2022, 29 min, digital
Sinopse: Diversos povos indígenas se mobilizam em Brasília, Roraima e Amazonas frente a um importante julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Em parceria com comunicadores indígenas do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e com o Coletivo de Comunicadores Mura, o filme apresenta a Luta pela Terra nos três territórios, trazendo as diferentes tradições e estratégias que constroem esse forte processo de resistência coletiva.

Marcha à Ré
de Beto Macedo e Tiago Berbare
2022, 13 min, digital
Elenco: Diego Machado, Humberto Morais, Stefani Mota, Nyek Freitas, Samya Enes, Ana Elisa Mello
Sinopse: Um homem fica preso em sua garagem e começa a ter alucinações ao olhar para a câmera de ré de seu carro. Ele tenta entender o que está acontecendo e sair da garagem, mas seus medos e preconceitos parecem tomar conta de sua mente.

Mutirão: O Filme
de Lincoln Péricles (LKT)
2022, 10 min, digital
Elenco: Maria Eduarda Isaú e Edna Matos
Sinopse: Uma criança apresenta a construção da sua quebrada.

Nunca Estarei Lá
de Rodrigo Campos
2022, 28 min, digital
Elenco: Michelle Rodrigues, André Lu, Julianna Gerais, Nicole Puzzi, William Amaral
Sinopse: Na solidão do centro da cidade de São Paulo, uma amizade virtual, desconexão e perda. 2018, ano eleitoral, marcado pela opressão e incertezas.

O que Pode um Corpo?
de Victor Di Marco e Márcio Picoli
2021, 14 min, digital
Elenco: Victor Di Marco
Sinopse: Um bebê nasce, mas não chora. Um corpo grita e não é ouvido. As tintas que escorrem em um futuro prometido, não chegam em uma pessoa com deficiência. Victor faz de si, a própria tela em um universo de pintores ausentes.

Aluísio, o silêncio e o mar
de Luiz Carlos Vasconcelos
2022, P&B, 19 min, digital
Elenco: João Paulo Soares e João Monteiro
Sinopse: O silêncio dos dias embala a vida solitária de Aluísio. Das águas que trouxeram a perda de seu filho Josias, o encontro com Jonas, desmaiado e ferido. Sob o olhar constante do mar, do encontro inesperado, o início de uma relação de desejo e mistério por entre as areias da praia deserta.

Pedro
de Leo Silva
2022, 11 min, digital
Elenco: Pedro Vitor Nunes, Veronizia Sales, Pablo Victor, Deivison Barros Matias, Carlos Nicolas, Jamierson Simões
Sinopse: Pedro vê sua rotina dividida, frente a TV, ir à escola e brincar com seus amigos na rua de sua casa. Em fins de tarde, enquanto o pôr do sol desce, o inesperado acontece. Um silêncio toma o espaço.

Quantos Mais?
de Lucas de Jesus Ferreira
2021, 14 min, digital
Elenco: Wesley Guimarães, Heraldo de Deus, Sérgio Laurentino, Andréia Fábia e Adili Pita
Sinopse: João só queria lutar por um mundo melhor e mais justo, mas uma triste realidade vem à tona.

Quintal Verde
de Felipe dos Santos
2021, 9 min, digital
Elenco: Severina Angelica dos Santos
Sinopse: Decretada a obrigatoriedade do isolamento social, Severina (Bia), uma matriarca de 76 anos, buscará refúgio em seu quintal, o Quintal Verde.

Cósmico
de Kapel Furman
Elenco: Greta Antoine e Deborah Munhys
Sinopse: Em uma realidade fantástica, misturando linguagens e teorias da física e do existencialismo e com uma narrativa buscando o Absurdismo, Cósmico segue o conflito de Iriana e sua dedicação ao seu trabalho estressante, sem tempo para sua vida pessoal. Quando ela recebe a notícia de que herdará um casarão de sua avó, descobre que a antiga propriedade vai lhe trazer uma nova visão de sua vida.

Fantasma Neon
de Leonardo Martinelli
2021, 20 min, digital
Elenco: Dennis Pinheiro, Silvero Pereira
Sinopse: Um entregador de aplicativo sonha em ter uma moto. Disseram a ele que tudo seria como um filme musical.