O MUNDO SECRETO DOS ADULTOS, O CINEMA DE PHILIPPE LESAGE

Lesage retrata uma juventude em plena passagem para um mundo adulto embrutecido. Seus adolescentes são seres sexuais curiosos, em relacionamentos que eles mesmos não estão preparados para entender, descobrindo seus limites em uma sociedade que pune para ensinar e naturaliza a vergonha e o poder como armas de adaptação. Em parceria com o Escritório do Québec em São Paulo e a Arte In Vitro Filmes, O mundo secreto dos adultos, o cinema de Philippe Lesage, apresenta uma seleção dos principais filmes do diretor quebequense.

filme-Genese

GÊNESE

DE PHILIPPE LESAGE

Genèse, Québec/Canadá, 2018, 130 min, 16 anos

No ápice da juventude, três adolescentes são abalados pela chegada do primeiro amor. Confusos, desesperados e apaixonados, eles seguem o caminho contrário do conformismo e procuram sentir todas as coisas que este tipo de situação pode proporcionar: das maiores alegrias até as dores mais intensas.

filme-The-Demons

OS DEMÔNIOS

DE PHILIPPE LESAGE

Les Démons, Québec/Canadá, 2015, 118 min, 12 anos

Enquanto Montreal está enfrentando uma série de sequestros de garotos, Felix, um menino de dez anos, está terminando o ano escolar no subúrbio aparentemente tranquilo em que vive. Sensível e com a imaginação fértil, ele tem medo de tudo. Pouco a pouco, seus demônios imaginários começam a se parecer com aqueles do mundo ao seu redor.

COPENHAGUE, UMA HISTÓRIA DE AMOR

DE PHILIPPE LESAGE

Copenhague, a Love Story, Québec/Canadá, 2016, 100 min, 16 anos

Copenhague no Outono. O frio e constante clima acinzentado domina esta magnífica cidade. A atmosfera é tanto festiva quanto melancólica. Um grupo de estudantes de cinema dinamarqueses e o seu Professor franco-canadense estão envolvidos em uma série de dramas românticos onde o aprendizado se aplica tanto na vida quanto na arte, onde a vida imita a arte.

filme-CoracaoQueBate

O CORAÇÃO QUE BATE

DE PHILIPPE LESAGE

Ce coeur qui bat, Québec/Canadá, 2010, 82 min

Hospital Hotel-Dieu em Montreal (Canadá), um dos mais antigos da América do Norte. No pronto-socorro, os pacientes aguardam o diagnóstico, misturados aos questionamentos mais pessoais dos médicos. Mas o que restou do humano uma vez deitado na mesa de operação, temendo más notícias ou antecipando o fim? Algo se movendo, sentindo, amando. O coração que bate.

PHILIPPE LESAGE APRESENTA SEUS FILMES

Nasceu no Canadá em 1973. É roteirista e diretor, conhecido pelos documentários Can We Live Together? (2006), How You Can Tell If Little Fish Are Happy (2009), The Heart that Beats (2010) e Laylou (2012). Os Demônios é seu primeiro longa-metragem de ficção.