MOSTRA CÉLINE E AS GAROTAS

A partir do dia 17 de Março, o CCSPLAY apresenta a mostra Céline e as Garotas, em comemoração ao mês das mulheres. Céline Sciamma é uma roteirista e diretora francesa. “Meus filmes acontecem sempre em poucos dias, em espaços privados, e sempre sobre mulheres, porque nesses espaços elas podem ser elas mesmas, podem falar, entre elas, sobre elas.”

Céline Sciamma é, ao lado de uma nova geração de diretoras, responsável por um novo capítulo da representação da mulher no cinema, e o CCSPLAY escolheu três novas diretoras que, ao lado de Céline, protagonizam o fortalecimento e a busca de uma nova gramática feminista para o cinema contemporâneo.

GAROTA-FILME

GAROTAS

DE CÉLINE SCIAMMA

Garotas, de Céline Sciamma / CCSPLAY e presencial
Girlhood, França, 2014, 112 min, 16 anos
Elenco: Karidja Touré, Assa Sylla, Lindsay Karamoh

Marieme é uma menina de 16 anos que vive cercada de proibições: a censura do bairro, a lei dos meninos, os impasses da escola. Entretanto, as coisas parecem mudar quando ela encontra com três meninas que resolveram lutar por sua própria liberdade, oq ue faz com que ela mude o seu jeito de vestir, seu comportamento e saia da escola. Com elas, Marieme aprende a rir, gritar e aproveitar a sua juventude.

Sobre Garotas: O filme de Sciamma marcou a queda do mito da beleza branca, burguesa e eternamente magra da mulher francesa, além de ser considerado a revitalização (agora liderado pelo olhar feminino) do adormecido Banlieue Cinema, movimento francês que surgiu com o clássico La Haine, de Mathieu Kassovitz.

VERAO-1993-FILME

VERÃO DE 1993

DE CARLA SIMÓN

Verão de 1993, de Carla Simón / CCSPLAY e presencial
Estiu 1993, Espanha, 2017, 97 min, 12 anos

Sinopse: A pequena Frida (Laia Artigas) é uma criança em crise. Depois de perder o pai, ela sofre também com a morte da mãe, devido a uma doença que ela ainda não é capaz de compreender. A garota é obrigada a se mudar para a casa dos tios, em outra cidade. Apesar do afeto e compreensão da família, Frida manifesta um comportamento agressivo, especialmente com a prima mais nova.

Sobre Verão: Simón perdeu os pais para a AIDS ainda pequena, e foi morar com os tios em uma pequena vila Catalã, na Espanha. Sua experiência como criança e adolescente foram os substratos para o seu primeiro filme, O Verão de 1993. 

UMA-NUVEM-FILME

UMA NUVEM NO QUARTO DELA

DE XINUAN ZHENG

Uma Nuvem no Quarto dela, de Xinyuan Zheng Lu / CCSPLAY e presencial
Ta fang jian li de yun, China, 2020, 101 min, 18 anos

Sinopse: O antigo apartamento dos pais de Muzi ainda está lá. Uma cama, uma cadeira abandonada, uma janela caindo de suas dobradiças – os restos de uma relação que se mudou. Seu pai começou uma nova família, sua mãe tem amigos no exterior; parece que apenas Muzi se preocupa com este lugar. Na Nuvem em Seu Quarto, ela vaga várias vezes através deste passado estático.

Sobre Uma Nuvem: Vencedor do Tigre de Ouro no Festival de Roterdã, em 2020, a jovem diretora chinesa Zheng Lu Xinyuan estreia nos longas metragens trazendo também uma experiência pessoal para o cinema. Filmado em preto e branco, o filme foi elogiado pela sua ousadia estética e pela narrativa lenta e imersiva que suscita os filmes da nouvelle vague francesa. 

UM-DIA-FILME

UM DIA

DE ZSÓFIA SZLÁGYI

Um Dia, de Zsófia Szilágyi / CCSPLAY e presencial
Egy Nap, 2018, Hungria, 99 min, 14 anos

Anna, mãe de três filhos, está sempre correndo: do trabalho para o berçário, a escola, o balé, a aula de esgrima. Como se não bastasse, ela suspeita que está sendo traída pelo marido. Seus problemas são bastante comuns, mas Anna simplesmente não tem tempo para parar e refletir sobre eles, que se acumulam continuamente, ameaçando esmagá-la. Ela precisa ter muita energia para seguir em frente.

Sobre Um Dia: O primeiro filme da húngara Zsófia Szilágyi mergulha na vida íntima de uma mãe. Vencedor da Semana da Crítica de Cannes em 2018. “Durante as filmagens, tivemos a chance de compartilhar as batalhas de nossa protagonista: quando se tratava de tempo, cada minuto contava, quando se tratava de dinheiro, o mesmo acontecia com cada centavo. Não podíamos ter nenhum atraso, as crianças não podiam se dar ao luxo de ficarem doentes, não tínhamos dinheiro… Um orçamento extremamente modesto significava um número proporcionalmente grande de dias de filmagem, o que exigia trabalho em equipe e muita criatividade.”